Manhã é o melhor período para fazer exercícios e prevenir doenças cardiológicas, diz estudo

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, mostrou que o melhor horário para fazer exercícios, de modo a prevenir doenças cardiovasculares, é durante a manhã, entre as 8h e 11h. O documento foi publicado no periódico científico European Journal of Preventative Cardiology.

Para a descoberta, os pesquisadores reuniram dados de atividades físicas de 86.657 participantes, com idades entre 42 e 76 anos, e os acompanharam durante seis anos.

Durante este tempo, eles notaram que 2.911 pacientes desenvolveram doença arterial coronariana, e 796 passaram por um AVC (acidente vascular cerebral).

Observando os padrões, foi constatado que os riscos para tais eventos era maior entre pessoas que faziam atividades mais tarde, entre 12h e 6h.

Já o risco mais baixo foi associado ao horário da manhã. Os resultados mostraram que os benefícios são ainda melhor aproveitados se os exercícios forem realizados próximos ao final do período, com 17% menos chances de passar por um AVC e 21% menos de passar por um AVC isquêmico.

A atividade física diária pela manhã também foi associada a um risco 16% menor de desenvolver doença arterial crônica.

R7