Reajuste de bolsas do CNPq e Capes será anunciado ainda em janeiro

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), garantiu que, ainda no mês de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar o reajuste no valor de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pagas a pesquisadores de mestrado e doutorado.

Ainda que não tenha revelado os novos valores das bolsas, o titular da Educação apontou que o aumento será aplicado imediatamente após o anúncio do reajuste.

Segundo o ministro, os estudos foram feitos e já há orçamento garantido para conceder o reajuste das bolsas. Os auxílios concedidos a pesquisadores por essas agências de fomento não são reajustadas desde 2013.

Na quarta-feira, 18, o novo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, afirmou que o órgão estuda conceder um reajuste da ordem de 40% no valor das bolsas de pesquisa em mestrado e doutorado e que a definição dependia de uma reunião com o Ministério da Casa Civil, comandado por Rui Costa.

A Tarde