PF faz buscas contra mais de 80 bolsonaristas por atos golpistas

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira, 15, mais de 80 mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas envolvidos em atos antidemocráticas que estão em curso desde o fim da eleição presidencial, como incluindo bloqueios em rodovias e manifestações em quartéis. As buscas são realizadas em endereços no estados de Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.

As medidas cumpridas pela PF foram ordenadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Presente na posse de Bruno Dantas, no TCU (Tribunal de Contas da União) na quarta-feira, 14, Moraes apontou que ainda faltava “muita gente para prender”.

Os atos antidemocráticos que pedem um golpe militar e escalam em casos de violência pelo país acontecem desde o fim das eleições, quando por mais de uma semana bolsonaristas realizaram bloqueios em rodovias, causando prejuízos e transtornos.

Moraes já havia multado em R$ 100 mil os proprietários dos caminhões identificados pelas autoridades. Na ocasião, ele também tornou esses veículos indisponíveis —ou seja, proibiu a sua circulação e bloqueou seus documentos. Em novembro, o ministro também mandou bloquear contas bancárias ligadas a 43 pessoas e empresas suspeitas de envolvimento com os atos antidemocráticos.

As manifestações atingiram seu ponto crítico, com agressões, sabotagem, saques, sequestro e tentativa de homicídio. Com isso, autoridades, que realizaram prisões investigam até possível crime de terrorismo.

A Tarde