Doença misteriosa deixa mais de 50 mortos em 48 horas; veja sintomas

Ao todo, desde o início de janeiro 53 pessoas morreram em 48 horas por causa de uma doença misteriosa, na República Democrática do Congo (RDC), no continente africano. As autoridades chamam atenção entre o início dos sintomas e a morte: dois dias, na maioria dos casos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o surto é “uma ameaça significativa à saúde pública”.

As mortes foram registradas entre os dias 10 e 13 de janeiro. Os primeiros registros foram de três crianças menores de 5 anos. Elas apresentaram sintomas de febre hemorrágica – febre, vômitos e hemorragia interna – e morreram após supostamente comerem uma carcaça de morcego.

De acordo com informações da revista Veja, o escritório da OMS na África, ao menos 431 casos de indivíduos sofrendo de febre, vômito, diarreia, dores musculares, dores de cabeça e fadiga foram reportados desde janeiro. Os exames deram negativo para doenças como Ebola ou outras comuns de febre hemorrágica, por exemplo.

A suspeita é que a doença desconhecida tenha surgido em duas aldeias na província de Équateur e possui uma taxa de mortalidade de 12,3%, segundo a OMS.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o surto da doença é “uma ameaça significativa à saúde pública”  |   Bnews - Divulgação Reprodução Pixabay

Bocão News