Brasil registra a cada hora dez golpes online na compra e venda de veículos

As vítimas de golpes online na compra e venda de veículos tiveram uma perda estimada em R$ 2,7 bilhões em 2023. Segundo dados de estudo de mercado realizado pela OLX, o país registrou mais de 91 mil fraudes nesse setor, o que equivale a dez golpes a cada hora.

São Paulo lidera o ranking com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia (6%). Carros são os principais alvos, representando 64% das fraudes, motos vêm em seguida, com 31%, e caminhões em terceiro lugar, com 5% das ocorrências.

Já as marcas mais visadas por fraudadores em 2023 foram Chevrolet (26%), Volkswagen (19%), Fiat (17%), Toyota (8%), Ford (7%), Honda e Hyundai (5%), Renault (3%), Jeep e Nissan com 1% cada.

A pesquisa mostra que 53% das fraudes envolveram anúncios de 13 modelos mais populares no mercado. Celta e Gol aparecem em 9% das fraudes. Em seguida vem Palio (6%) e Corsa (5%). Uno e Corolla também foram alvo, cada um com 4%. Hilux, Onix e Civic estiveram em 3% cada. HB20, Saveiro, Strada e Ka representam 2% cada.

Segundo a OLX, isso ocorre mesmo tendo uma redução de 60% no total de fraudes aplicadas nessa categoria, comparando 2022 a 2023.

“O uso de tecnologia aliada à educação digital do usuário foram fundamentais para termos uma redução tão expressiva no número de golpes de um ano para o outro”, afirma Beatriz Soares, VP de produto da OLX.

“O uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina são utilizadas de forma cada vez mais precisa e ágil para a prevenção de golpes online. Aliado a isso, quanto mais os brasileiros forem informados sobre os riscos do ambiente online e como se prevenirem, mais efetivo se torna o combate a fraudes”, acrescenta Beatriz.

Como prevenir os golpes

  • Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item.
  • Evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados.
  • Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia.
  • Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá com o dono do automóvel.
  • Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e, antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário.
  • Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado.
  • Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência. O pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório.

Fonte: OLX

R7