Vendas do comércio voltam a crescer em 2024, após queda em dezembro
O volume de vendas do varejo subiu 2,5% em janeiro em comparação com o mês anterior, quando havia registrado queda de 1,4%. Esta é a primeira alta significativa desde setembro do ano passado, quando o crescimento foi de 0,8%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em outubro e novembro, o comércio passou por dois meses de estabilidade (-0,3% e 0,2%, respectivamente).
Com o resultado de janeiro, o setor opera 5,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. O valor, no entanto, continua 0,8% abaixo do maior nível da série histórica, atingido em outubro de 2020.
“O comércio varejista veio de dois meses mais fracos, em que os resultados foram bastante abaixo do que poderíamos ter visto. Esse é um comportamento que foi observado não só em 2024, mas também em outros anos, quando, por exemplo, houve queda nas vendas no fim de 2022 e uma recuperação em janeiro”, lembra o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Atividades
Em janeiro, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram taxas positivas. Os destaques foram as de tecidos, vestuário e calçados (8,5%) e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,1%), que exerceram as principais influências sobre o resultado total do comércio varejista.

R7