Ministério da Saúde incorpora vacina contra dengue no SUS

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (21), que irá incorporar a vacina Qdenga, contra a dengue, ao Sistema Único de Saúde. Segundo a ministra da pasta, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

A vacina, no entanto, não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

“Teremos que priorizar áreas e grupos mais vulneráveis”, disse a ministra. “Estamos discutindo uma transferência de tecnologia com a empresa, e é muito provável que consigamos um resultado positivo. Temos dois grandes laboratórios, Butantan e Fiocruz, com capacidade de produção para chegarmos à escala de que nosso país e população precisam.”

A expectativa é que o laboratório entregue cerca de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal do imunizante é composto por duas doses.

“Para dar mais celeridade ao processo de incorporação, a consulta pública sobre a tecnologia foi realizada em caráter de urgência, por um período reduzido de 10 dias, e recebeu mais de 2 mil contribuições. Ainda durante as negociações com o fabricante, o Ministério da Saúde conseguiu redução de 44% no custo por dose: passando da oferta inicial de R$ 170 para R$ 95”, relata a pasta.

A Qdenga já é utilizada na União Europeia e em países como Islândia, Liechtenstein, Noruega, Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Indonésia, Tailândia e Argentina.

Bocão News