Corpo de Bombeiros atua no combate aos incêndios florestais em Mundo Novo
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está atuando no combate ao incêndio florestal no município de Mundo Novo, nesta terça-feira (5), com 39 bombeiros militares e o apoio de oito pick-ups, um caminhão auto bomba tanque salvamento (ABTS) e dois aviões Air Tractors do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Os bombeiros estão conseguindo chegar até os focos para que o combate seja realizado de forma direta. Ao mesmo tempo, as aeronaves realizam o lançamento de água nos locais indicados pelos militares em terra. As ações no município estão sendo acompanhadas pelo comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio ainda não foi debelado.
Tragédia ambiental
A cidade de Mundo Novo, no centro-norte baiano, enfrenta a pior tragédia ambiental de sua história com um incêndio que já atingiu 30 fazendas da zona rural. Os povoados de Jequitibá e Pindaí, que somados têm mais de 3 mil habitantes, são os que mais sofrem. A Abadia Cisterciense de Jequitibá, um dos cinco mosteiros desse tipo do país, corre o risco de ser atingida pelo incêndio descontrolado.
“O incêndio na região do povoado de Jequitibá, que tem um mosteiro histórico, já atingiu mais de 30 fazendas e está, até o momento, descontrolado. O fogo já atingiu uma reserva ambiental e há risco iminente de afetar os dois povoados”, afirma o prefeito. Ninguém se feriu até então. As chamas se estendem por mais de cinco quilômetros.
De acordo com José Adriano, indícios apontam que o incêndio foi provocado por moradores da região, que perderam o controle das chamas. “Ainda é prematuro afirmar, mas tudo leva a crer que é um incêndio criminoso e já existem indícios de autoria. Estamos cobrando as investigações das autoridades responsáveis”, completa o prefeito.
Fonte: Correio