1º Encontro Regional de Produtores de Leite e Derivado é realizado em Macajuba

Neste último sábado, 23 de setembro, foi um dia muito especial para os produtores de leites do nosso município, do território Piemonte do Paraguaçu e demais território circunvizinhos. Aconteceu o 1º Encontro Regional de Produtores de Leite e Derivado em Macajuba, realizado através da parceria entre o Banco do Nordeste do Brasil por meio do PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial em conjunto com o SEBRAE, Prefeitura Municipal de Macajuba e o Instituto Agrovida, além disso, o evento contou com o apoio do governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e das instituições não governamentais Betânia, Cooperativa Ser do Sertão, IF Bahiano, Consórcio Chapada Forte, Gomes e Gomes e o Café Kauã e café Mais Sabor.


O Evento em referência foi uma grande oportunidade de socialização de saberes, através das palestras técnicas gratuitas que foram ofertadas, além de viabilizar o intercâmbio de informações e práticas entre os diversos produtores de leite e derivados presentes de todo o território Piemonte do Paraguaçu. Ocorreu também em paralelo no mesmo espaço, exposição de produtos lácteos, como queijos artesanais e iogurtes, feira de artesanato e ofertas de serviços diversos como: atendimento do Agro e Cred Amigo do Banco do Nordeste, orientação jurídica e emissão de CAFs.
O evento teve a participação de vários representantes de diversos municípios e instituições. Estiveram presentes representantes do governo do estado da Bahia, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, o Sr Libanilso Braga representando a CAR no território Piemonte do Paraguaçu e o Sr. José Antônio também conhecido como Zé do Leite, especialista temático da cadeia da bovinocultura (CAR/BAHIA) e a Srª Girley representante territorial de cultura da Secretaria de Cultura (SECULT), o Sr Fábio Ulisses, representado a agência de Mundo Novo do Banco do Nordeste secretário executivo do Consorcio Piemonte do Parauaçu, Sr Valmir, o Sr. Tácio Costa, presidente da COAPECHAD – Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina, a qual ficará responsável pela administração do Laticínio de Ruy Barbosa, a veterinária Srª Amanda Santos responsável pelo Serviços de Inspeção Municipal (SIM), representando o Consorcio Chapada Forte e a professora Srª Lizziane Argôlo representando do IF Bahiano.
Representando as instituições não governamentais e parceiras o Sr Dini Ricardo e Eberval Santos, representando o SEBRAE, o Sr Leonardo representado o Instituto Agrovida, a Srª Valdirene representado a Betania e a Cooperativa Ser do Sertão, o Sr Rogerio Cerqueira representado o consultório de advocacia Gomes e Gomes e a Srª Dorothy Cerqueira representando o Café Kauã e café Mais Sabor.
No início tivemos um Ciclo de Palestras Técnicas voltadas pra a produção de leite e derivados com as seguintes temáticas: Sanidade Animal para Uma Maior Produção de Leite, com a professora Srª Lizziane Batista representando do IF Bahiano, a Como Obter o Selo de Inspeção Municipal (SIM) com a veterinária Srª Amanda Santos do Consorcio Chapada Forte, Programa de Investimentos e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite no Território com o Sr. José Antônio também conhecido como Zé do Leite, especialista temático da cadeia da bovinocultura (CAR/BAHIA) e Empreendedorismo no Campo com Sr Eberval de Cristo Santos do SEBRAE.
Houve também a participação de vários municípios como Ruy Barbosa, representado pelo Secretário Artur Francelino com os grupos organizados do leite, o Grupo do Assentamento do Poço Longe, o Grupo do Humaitá/Pilar e o Grupo Unyleite do Colobró/Cana Brava e Colibri, a Coopechad (Tácio Costa), o município de Iaçu, representado pela Secretaria Micherlanne Ferraz e outros produtores de leite, município de Itaberaba, representados por produtores de leite do PRODETER, o município de Mundo Novo, representado pelo Secretário Brás e produtores de leite do Jequitibá, e do município de Santa Terezinha, representado por Sr Julival Correia juto com vários produtores de leite do PRODETER.
Outras autoridades locais também marcaram presença no evento como o prefeito de Macajuba Luciano de Noé, o vice-prefeito João Cintra, a presidente da Câmara de Vereadores Srª Fabrizia, o vereador Celio Pai Vei, o presidente do sindicato do Produtores Rurais de Macajuba, Edésio Filho, Secretário de Agricultura, Sr Junior Rodrigues, entre outros secretários(as) e representantes do poder público e da sociedade civil do município de Macajuba.
Houve também uma caravana de produtores de queijo artesanais mobilizada pelo SEBRAE que envolve produtores de queijo dos municípios de São Domingos, Nova Fatima e Pé de Serra, os quais puderam expor e comercializar seus produtos. Compondo a mesa de exposição o Município de Macajuba se fez presente com dois produtores o Ponto do Requeijão e a Srª Maria Helena que também exporão e comercializaram seus produtos.
Além disso a Feira de Artesanato que ocorreu em paralelo ao evento teve a participação de várias artesãs do município de Macajuba, dois grupos de artesãs de Itaberaba, representando o município de Itaberaba, a Associação da Palha Viva com a artesã Balbina representando o artesanato de Iaçu, a Associação de Santa Clara de Ruy Barbosa, a artesã Joelma com seus artesanatos representado o município de Mundo Novo.

Oranizadores do Evento: Cassia Dias (Banco do Nordeste) e Honorio Alves (Prefeitura Municipal de Macajuba)