Ipirá: morte de líder político e médico Delorme Martins completa 12 anos

Neste sábado, 04 de fevereiro de 2023, Ipirá relembra um triste episódio para a comunidade, o aniversário de morte do médico e ex-prefeito de Ipirá, Delorme Martins da Silva. Neste sábado, 04, completa-se 12 anos da sua morte. Ele faleceu aos 92 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Delorme foi a maior expressão política dos últimos tempos no município, homem que conseguiu agregar até os mais ferrenhos adversários políticos da sua era.
Delorme entrou para a história de Ipirá por sua generosidade e respeito para com todos, além de exercer a medicina com muito amor, o que lhe garantiu o posto de “o médico de Ipirá”. Com um grande coração, Dr. Delorme não media distancias para levar seus cuidados para as pessoas que precisam das suas habilidades e conhecimentos da área.
Ainda de maneira prematura, na manhã de sexta-feira, dia 04 de fevereiro de 2011, o povo de Ipirá recebia a triste da confirmação da sua morte. Encerrava naquela momento seu ciclo de amor e dedicação pelo povo que ele aprendeu a amar e se doar diariamente, mais seus ensinamentos seguem eternizados e sempre são lembrados.


Nascido em 1918, no município de Baixa Grande, Delorme foi criado em Macajuba, onde realizou os estudos iniciais. Antes da adolescência, mudou-se para Salvador, onde completou seus estudos preparatórios. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia e realizou o curso médico. Ainda estudante, foi um dos fundadores da União Nacional de Estudantes (UNE).
Já no retorno ao interior, iniciou a vida profissional trabalhando com seu pai, também médico e clínico de renome. Naquela época imperava no meio rural a figura do “médico de família” e nos pequenos centros urbanos o chamado “médico da cidade”.
Alguns anos depois, em 1946, Dr. Delorme fundou, com Dr. Elziro Macedo, a primeira Clínica de Ipirá (Clínica Santa Helena). “Nossa ideia era a de não precisar mandar tanta gente para os hospitais de Feira de Santana e Salvador” – explicou o Dr. Delorme. A clínica funciona até hoje, na antiga Praça São José e que hoje leva o nome de Praça Dr. Delorme Martins da Silva em sua homenagem. A clínica já superou a marca de centenas de milhares de pessoas atendidas ao longo dos anos de sua existência.
Ingressando na vida política, foi eleito prefeito de Ipirá, em 1962. Durante o período de exceção foi preso duas vezes, uma em Salvador e outra em Feira de Santana. Indagado sobre o assunto, declarou: “Fui de esquerda, fui socialista.”
Em 1975, trouxe de São Paulo dois médicos: seu filho (Luiz Carlos Martins) e seu genro (Roberto Cintra), os quais além de auxiliá-lo na Clínica Santa Helena, governaram a cidade, como prefeitos eleitos, nos anos de 1982 a 1986 e 1997-2004.
Em 1995 sofreu um enfarto agudo do miocárdio, sendo revascularizado em Salvador. Ao regressar para Ipirá, a cidade o recebeu com uma grande festa, festa que emaciou seus amigos e conterrâneos.