Rui Costa recomenda uso de máscaras, mas descarta obrigatoriedade por enquanto
Apesar do aumento do número de casos de covid-19 por conta da subvariante da ômicron, o governador Rui Costa afirmou, nesta quinta-feira (17), que os índices seguem estabilizados na Bahia e que o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras está descartado por enquanto.
Rui destacou que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) segue acompanhando os dados e recomendou que as máscaras sejam utilizadas em ambientes fechados.
“Ainda não é o momento. Estamos monitorando os dados, acompanhando. Os números cresceram, mas ainda não dá para caracterizar como algo fora do padrão que exigisse a volta obrigatória do uso de máscara. Eu lembro que a máscara nunca deixou de ser recomendada em ambientes fechados, para pessoas que tenham gripes ou doenças do aparelho respiratório, e a recomendação continua a mesma”, destacou.
O governador também aproveitou para reforçar a importância de as pessoas se imunizarem contra a doença e completarem o esquema vacinal. De acordo com o painel epidemiológico da Sesab, neste momento a Bahia tem 854 casos ativos de covid-19. A taxa de ocupação de UTI adulto é de 42% e a de UTI pediátrica está em 45%.
“Desde 2020, quando a vacina saiu, temos feito um apelo para que as pessoas se vacinem. É fundamental que as pessoas completem o ciclo vacinal. E quem não tomou nenhuma dose, é hora de tomar, quem não completou a segunda ou terceira dose. É fundamental que as pessoas tomem a vacina, pois a vacina salva vidas e impede o retorno aquele momento pior. Ninguém quer viver aquele momento de novo, então espero que cada um faça a sua parte, e aquelas que achavam que a covid já tinha ido embora, possam se vacinar e ajudar a proteger mutuamente”, salientou o governador.
Acorda Cidade