Banana é atirada em direção a jogadores brasileiros em Paris
O Brasil entrou no gramado do Parque dos Príncipes, em Paris, na França, com uma faixa antirracista antes do amistoso contra a Tunísia, nesta terça-feira. Mas com a bola rolando, logo depois do gol de Richarlison, o segundo da Seleção no jogo, uma banana foi atirada no gramado.
As imagens da TV Globo captaram o momento em que alguém atira a banana no gramado. Segundo o repórter Guilherme Pereira, houve uma tentativa de identificar quem foi o autor do gesto racista, mas até agora a pessoa não foi identificada.
Após gol de Richarlison, em Brasil x Tunísia, uma banana é arremessada em campo — Foto: Reprodução/Sportv
A mensagem, carregada pelos jogadores antes do início do jogo, traz também uma reafirmação de que a seleção brasileira é contra o racismo.
– Sem nossos jogadores negros, não teríamos estrelas na nossa camisa – diz a faixa.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, repudiou o caso em nota e pediu punições “mais severas”.
– Mais um vez, venho publicamente manifestar o meu repúdio. Desta vez, vi com os meus olhos. Isso nos choca. É preciso lembrar sempre que somos todos iguais, não importa a cor, raça ou religião. O combate ao racismo não é uma causa, é uma mudança fundamental para varrer esse tipo de crime de todo o planeta. Eu insisto em dizer que as punições precisam ser mais severas.
Além disso, o uniforme que os atletas entraram em campo tinha uma fita tapando as cinco estrelas, representando as cinco Copas conquistadas, no escudo da CBF.
Fita tapa as cinco estrelas da seleção brasileira em manifestação antirracista — Foto: Reprodução/Globo
Na última partida, contra Gana, a Seleção entrou com uma faixa em apoio a Vini Jr, alvo de racismo na Espanha por conta de suas comemorações de gol. A mensagem era: “Celebrar como brasileiro não tem preço”.
Brasil entra com faixa antirracista, no último amistoso antes da Copa do Mundo — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
G1