Recenseadores convocam categoria para paralisação
Ainda em busca de melhores condições de trabalho, os recenseadores aprovados no concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2022 convocaram a categoria para uma greve a partir desta quinta-feira, 1º.
Além da deflagração de greve, haverá ainda uma manifestação na Estação da Lapa, às 9h. Além de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também terão atos de protesto da categoria.
De acordo com Lucas Ferreira, membro da diretoria da União dos Recenseadores de Salvador, os profissionais já comunicaram a diretoria do IBGE através de carta enviada ao presidente sobre o movimento.
No documento, enviado em nome da União dos Recenseadores do Brasil, a categoria informa sobre o ato que ocorrerá nesta quinta e reclama de inércia por parte do instituto frente às reclamações feitas.
Além disso, os profissionais mostram-se abertos ao diálogo e pede que o IBGE forneça “condições minimamente dignas” para as atividades.
A carta ainda detalha quais seriam as principais reivindicações do grupo, que vem reclamando de atraso nos pagamentos além das dificuldades operacionais.
Foram levantados pontos como a extinção da obrigatoriedade da taxa de 95% das ausências e recusas e recebimento antecipado da ajuda de custo de locomoção.
De acordo com Lucas, a greve está mantida, inicialmente, entre os dias 1 e 3/09, com uma nova assembleia marcada para o dia 4, quando será deliberada a continuidade do movimento.
A Tarde