Quase 90% tentam a reeleição na Câmara dos Deputados

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 448 deputados federais atualmente em exercício vão concorrer a um novo mandato na Câmara dos Deputados nas eleições de 2 de outubro – o equivalente a cerca de 9 em cada 10 parlamentares. São 389 deputados e 59 deputadas que se recandidataram.

O número de recandidaturas supera o da eleição passada (2018), quando 406 deputados buscaram a reeleição.

Desse total, a bancada da Bahia na Câmara, 36 tentam ser reconduzidos ao cargo, número bem superior a 2018, quando 21 parlamentares tentaram permanecer em Brasília.

Partidos

No cenário nacional, os partidos com mais candidatos à reeleição para a Câmara são PL (70), PT (53) e PP, PSD e União Brasil (os três com 44).

Na Bahia, PT e União Brasil lideram a quantidade de candidaturas à reeleição, com sete postulantes cada, sendo seguidos pelo PSD, com cinco. As outras legendas baianas que tentam reeleger seus deputados são Avante (2), PCdoB (2), PP (2), Cidadania (1), MDB (1), PL (1), Podemos (1), PSB (1), PSC (1), PSDB (1) e PV (1).

No total, segundo o TSE, 10.407 candidatos disputam as 513 vagas da Câmara dos Deputados, o que dá uma média de 20,3 candidatos por vaga.

Sistema proporcional

Pelas regras constitucionais, cada unidade da Federação elege um número de deputados proporcional à sua população, mas nenhuma bancada estadual pode ter menos de 8 ou mais de 70 representantes na Câmara. Os deputados são eleitos pelo sistema proporcional (entenda mais aqui).

Além de sugerir, discutir e votar propostas de lei, os deputados têm uma série de outras atribuições, como fiscalizar os atos dos demais poderes e autorizar a abertura de processo contra o presidente e o vice-presidente da República e os ministros de Estado.

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.

A Tarde