Pais de estudantes cobram implantação de escola municipal no povoado de Santa Quitéria
Muitos pais de estudantes da rede municipal de Feira de Santana, estão insatisfeitos pela falta de uma escola na sede do povoado de Santa Quitéria.
De acordo com eles, os estudantes precisam se deslocar até o povoado da Mantiba, local mais próximo, onde há uma escola da rede municipal.
Ainda de acordo com Maria de Jesus Lima, que é mãe de um estudante, os alunos ainda não receberam as fardas novas, e a escola não possui merenda.
“A situação aqui é muito precária. O horário de 7h30, é o horário que a gente precisa vir deixar nossos filhos, para irem no ônibus da prefeitura e depois, só retornam por volta de 13h. A gente não tem uma escola própria aqui no povoado de Santa Quitéria, então tem que se submeter à isto, ter que ir para outro local estudar. Caso a gente não consiga pegar esse transporte, para ir a pé, é quase ‘uma hora de relógio’, e precisamos deixar claro que até o momento a escola não forneceu novo fardamento e não tem merenda escolar”, relatou.
Cleone da Silva, informou à reportagem do Acorda Cidade, que a única escola que existe no povoado é do governo estadual, e o ensino é a partir do 6º ano.
“Isso é muito humilhante, a gente não tem uma escola do município aqui em Santa Quitéria, a única que tem, é do estado e não tem as séries para os nossos filhos, porque só pega estudantes a partir do 6º ano, então a gente tem que sair daqui, para levar eles lá na Mantiba. A gente deixa de fazer outras coisas dentro de casa, porque precisa se deslocar até Mantiba e depois ter que buscar todos eles, o prefeito precisa resolver esta situação”, relatou.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), e a seguinte nota foi enviada:
A Secretaria de Educação vai fazer um levantamento para averiguar se a demanda de estudantes da comunidade é suficiente para que uma escola seja construída na localidade.
Contudo, a Seduc disponibiliza o transporte escolar (ida e volta) para que os alunos sejam levados até a unidade escolar mais próxima, que neste caso é a Escola Municipal Maria Amália Martins Daltro Coelho, no povoado da Mantiba. Até o momento estão sendo transportados 15 estudantes do povoado de Santa Quitéria.
O ônibus passa às 7h30min em Santa Quitéria e faz o caminho inverso às 12h30min. O cronograma de horários foi aprovado com o aval da comunidade. O transporte escolar segue um roteiro, passando por outras localidades, por isso o horário de chegada dos estudantes foi adaptado para que não sejam prejudicados.
Foi apurado que apenas nos dias de chuva, por conta da logística, os alunos chegaram atrasados. Nenhuma outra reclamação foi levada à Seduc.
Caso a comunidade tenha reinvindicações em relação ao transporte, deve informar a diretora da escola para que sejam encaminhadas à Seduc e sejam tomadas as providências necessárias.
O novo fardamento está sendo distribuído para toda a rede municipal, mais de 50% dos itens foram entregues às unidades escolares. Os estudantes que já estavam matriculados na escola já possuem uniforme que foi entregue no ano anterior, mas não pode ser utilizado por conta da pandemia.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade