Orkut é reativado: promessa de nova rede social instiga o mundo digital

Visto como a porta de entrada para as redes sociais, o Orkut marcou a vida de inúmeros brasileiros nos anos 2000. Agora, após oito anos desde o fim do site, seu criador reativou seu domínio e postou recentemente carta aberta onde descreve suas metas com novo projeto.

Orkut Büyükkökten faz questão de ressaltar em sua mensagem problemas comuns em outras redes sociais, como a venda de dados de usuários, e ainda destacou o foco nas relações pessoais “a melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula”. É destacado também seus motivos por trás da fundação do site, dizendo que “Acredita no poder da conexão para mudar o mundo” e a função social das redes de união e esperança.

Em trecho, o engenhero de software diz “17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com”. E adiciona, “Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.”

Embora o anúncio seja promissor para o mercado tecnológico, não foram dadas informações adicionais sobre como funcionará a nova rede social. Orkut tentou volta ao mercado das redes sociais em 2016 com o site Hello, porém o projeto não obteve sucesso e nunca engatou. A rede social que leva o nome de seu criador chegou a ter 300 milhões de usuários em seu pico perdeu sua popularidade ao ter seu tráfico ultrapassado pelo Facebook em 2011.

R7