Protesto: vídeos mostram professores sendo espancados dentro da prefeitura nesta sexta-feira (1)
Professores da rede municipal de ensino, que estão mobilizados desde esta quinta-feira (31), no espaço interno e nas vias laterais da prefeitura de Feira de Santana, acusam a Tropa de Choque da Guarda Municipal de tentar retirá-los do prédio à força e com agressões físicas.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Alguns manifestantes que estavam na parte interna do prédio denunciaram terem sido espancados com cassetetes e algumas pessoas passaram mal devido ao confronto. Professores chorando e o clima era realmente de desespero.
Os professores que estavam na sacada do prédio da prefeitura foram puxados para dentro pela tropa de choque da Guarda Municipal e foram espancados lá dentro.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Em um dos vídeos publicados nas redes sociais, Guardas Municipais da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) aparecem claramente espancando os manifestantes dentro do prédio da prefeitura. Pessoas saem correndo desesperadas, enquanto o vereador do Psol Jonathas Monteiro, que tentava impedir as agressões, é encostado e agredido na parede por policiais.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Socorrida pelos colegas, uma das professoras afirmou em entrevista ao Acorda Cidade que foi agredida e expulsa do prédio à força.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Revoltados com a situação e diante do clima de tensão, um grupo de professores que estavam do lado de fora do paço municipal tentaram invadir o prédio forçando o portão lateral.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Preocupados com a violência que se estabeleceu entre os manifestantes e a Guarda Municipal, vereadores se dirigiram ao paço municipal para acompanhar e tentar intervir na situação.
“Isso é um absurdo o que está acontecendo aqui hoje, a Guarda batendo nos professores, nos vereadores, batendo em todo mundo. Nem na época de ACM, na época da ditadura aconteceu isso em Feira. Dei a Câmara para as pessoas negociarem, mas o prefeito quer negociar debaixo de porrada, batendo em gente”, declarou Fernando Torres.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade | Viatura do Samu foi acionada para dar socorro às vítimas do protesto
Acorda Cidade