Quase 90% dos brasileiros têm alta confiança nas empresas financeiras
Cerca de 86% dos clientes brasileiros dizem ainda confiar nas instituições bancárias, que cada vez mais vêm disputando espaço com os novos consumidores, de acordo com a pesquisa NextWave Global Consumer Banking, da Ernst & Young.
O levantamento mostra que os chamados neobancos e as fintechs, empresas do setor financeiro totalmente digitais, estão ganhando terreno em um espaço antes totalmente ocupado pelos bancos tradicionais.
O sócio de transformação digital e inovação para serviços financeiros da Ernst & Young para a América do Sul, Chen Wei Chi, explica que a movimentação pôs fim à dependência de apenas um fornecedor de serviços financeiros para atender às necessidades do consumidor.
“A tecnologia e a digitalização criaram oportunidades para o surgimento de novos players em todos os setores da economia. No mercado financeiro, isso permitiu que os novos entrantes surgissem com uma gama variada e inovadora de produtos e serviços cada vez mais atrativos, o que chamou a atenção da clientela, principalmente entre os mais jovens”, aponta Wei Chi.
Diante do cenário, ele ressalta que as instituições financeiras tradicionais precisam agir com rapidez para manter tudo o que construíram até agora. No segmento dos neobancos, 20% dos clientes têm entre 25 e 34 anos, seguidos pela faixa etária entre 45 e 54 anos (19%). Os que têm 65 anos ou mais representam apenas 11%.
R7