Flurona: Israel registra primeiro caso de dupla infecção por gripe e covid

Israel registrou nesta semana um caso raro de infecção pelo vírus da gripe e Covid-19 simultaneamente, uma doença apelidada de “flurona” — junção das palavras flu (gripe, em inglês) e corona. Segundo a mídia local, a paciente infectada foi uma jovem grávida, que manifestou apenas sintomas leves. A mulher estava internada no Rabin Medical Center, na cidade de Petah Tikva.

A paciente foi diagnosticada com as duas doenças assim que chegou à unidade de saúde. Segundo os médicos, a jovem não havia recebido vacinas contra o coronavírus ou contra a influenza, o que facilitou o diagnóstico conjunto. “A doença é a mesma. Elas são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambos atacam o trato respiratório superior”, disse o professor Arnon Vizhnitser, diretor do Departamento de Ginecologia da unidade de saúde ao jornal local Hamodia.

Esse é o primeiro caso documentado de “flurona” no mundo. O Ministério da Saúde israelense estuda o caso para determinar se a combinação dos dois tipos de vírus causa maior gravidade da doença, e acredita haver casos semelhantes, ainda não identificados, quando quase 2 mil pessoas estão internadas por gripe e, ao mesmo tempo, os casos positivos da variante Ômicron do SARS-CoV-2 estão aumentando no país.

A circulação dos vírus Influenza e SARS-CoV-2 é preocupante e de alto risco para a população, especialmente os cidadãos mais vulneráveis, já que as duas doenças afetam o sistema respiratório superior, alertaram especialistas.

Vacinação em Israel
O país foi um dos primeiros a aprovar a quarta dose da vacina contra Covid-19, estendendo a imunização para pessoas com baixa imunidade como forma de conter o número de contaminações causadas pela variante Ômicron. Agora, Israel também estenderá a quarta dose do imunizante para idosos em instituições de cuidado.

Agência Brasil