Mais de 1 milhão de cirurgias foram adiadas durante a pandemia

Quais são o tamanho e a gravidade das sequelas que a Covid-19 deixou no sistema de saúde? Quase dois anos após o início da pandemia, alguns levantamentos ajudam a entender a “pandemia dentro da pandemia”, como relatam alguns especialistas.

Somente no SUS, 1 milhão de cirurgias foram adiadas, de acordo com levantamento feito pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, em Bauru, e pela Faculdade de Medicina da USP.

Outro levantamento, do Instituto do Coração, dá uma ideia do que significa a não realização de uma cirurgia. De 1.000 pacientes que tiveram a troca de válvula cardíaca adiada por conta da pandemia, 43% morreram na fila. “Entre os que sobreviveram, a doença progrediu, e estamos fazendo uma triagem para recategorizar os pacientes por gravidade, para acelerar as cirurgias”, diz Carlos Carvalho, do Incor.

Num recorte restrito à oncologia, dados do Datasus organizados pelo Instituto Oncoguia e pela farmacêutica Roche mostram que a biópsia, principal procedimento para identificar tumores, sofreu redução de 39,1% em 2020, em relação ao ano anterior. As mamografias de rastreamento, fundamentais para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, caíram 49,8%.

“Se a gente for enfrentar esses desafios clínicos da mesma forma como atuamos hoje, correremos o risco de perpetuar as deficiências e os gargalos”, afirma Edson Araújo, do Banco Mundial. O economista sugere caminhos como a ampliação da atenção primária e formas de financiamento mais flexíveis.

“Em algumas áreas e serviços, a provisão tem de ser estatal, mas em outras é possível ter flexibilidade. Há inovações ocorrendo fora do setor público, e elas não são incorporadas ao sistema de saúde por termos alguns paradigmas, como o do SUS estatal. E isso talvez deva mudar para que possamos enfrentar esses desafios do pós-pandemia.”

O investimento em tecnologia também é urgente. O prontuário digital, por exemplo, é requisito básico. “Quando atendo o paciente sem saber o que houve antes, tenho de pedir exames que talvez ele já tenha feito. Isso custa muito ao sistema”, diz Linamara Rizzo Battistella, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. “Quando o SUS implementar isso [prontuário unificado], seremos o sistema mais robusto do planeta.”

R7