Festival premia produções audiovisuais de jovens com até 100 mil euros

Acontece nos dias 18 e 19 de novembro, em 134 países, simultaneamente, o “Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco”. Com o tema “Movidos pela Esperança”, o evento recebe curtas, animações e clipes musicais com esse mote, produzidos por jovens entre 15 e 30 anos de idade. As inscrições vão até o dia 15 de outubro através do site oficial. Ao todo, as premiações somam o valor de 100 mil euros.

O evento receberá três tipos de produção: curtas-metragens live-action, curtas de animação e vídeos musicais. Os curtas-metragens se dividem em filmes de um a dez minutos ou em animações de um a cinco minutos. A categoria em vídeos musicais recebe materiais de até cinco minutos de duração.

Promovido pelo Dicastério da Comunicação Social Salesiana, setor que coordena em nível mundial a comunicação da Congregação Salesiana, o festival é organizado por jovens e para jovens. Todas as etapas serão on-line: inscrição, seleção das inscrições pelo júri internacional e identificação dos prêmios finais e o “Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco” será transmitido ao vivo por streaming.

Segundo os organizadores, para assegurar a máxima objetividade, transparência e profissionalismo, a plataforma que veiculará o festival automatizará todo o processo de apresentação dos filmes, o controle de qualidade, o primeiro nível de júri preliminar, o grande júri e a seleção dos prêmios. O júri preliminar é formado por mais de 400 entusiastas de cinema, cineastas e experts; enquanto o grande júri é composto por 15 especialistas de renome no mundo do cinema e no mundo juvenil.

Em nota, o Supervisor de Projetos do Colégio Salesiano do Salvador, Gustavo Nery, afirmou que o Festival é “uma aventura celebrativa do protagonismo juvenil, onde jovens podem apontar – com sua cultura, esperança, criticidade e sonhos – os caminhos para uma sociedade digna de cinema – com dias melhores no roteiro, claro”.

A Tarde