Em post emocionante, Milton Nascimento relembra o dia em que se apaixonou pelo contrabaixo

Milton Nascimento, um dos maiores nomes da música brasileira, relembrou do dia em que se apaixonou pelo contrabaixo — e foi logo quando ele tocou o instrumento pela primeira vez.

Através de sua conta do Instagram, Bituca compartilhou uma foto sua de quando era mais jovem, tocando o instrumento, e relatou na legenda alguns detalhes sobre como surgiu seu amor pelas quatro cordas e a formação do Berimbau Trio, que contava com ele, Wagner Tiso no piano e Paulo Braga na bateria. Ele escreveu:

Quando me mudei pra BH em 1962, a concorrência pra tocar na noite era muito grande. Tava difícil pra todo mundo. Pra cada vaga disponível apareciam uns dez músicos.

Lembro que um dia eu tava lá no meu quarto da pensão no Edifício Levy, e o Wagner [Tiso] apareceu falando: ‘Bituca, se prepara que hoje a gente vai tocar no Berimbau Club!’ E eu: ‘NOSSA, é mesmo?!’ Aí, ele retrucou: ‘Sim. Mas você vai ter que tocar contrabaixo’ Daí eu falei: ‘Bicho, acontece que eu nunca nem cheguei perto de um contrabaixo!’ E ele respondeu: ‘Então é hoje! Ou não temos emprego’.

Milton deu continuidade à história explicando como conseguiu encontrar o instrumento e revelou o que mais gostava no Berimbau Trio. Ele disse:

Fui na casa de um baixista amigo nosso, Ildeu Lino Soares, ele me deu umas dicas lá e eu levei o baixo pro Berimbau. Quando terminou essa primeira noite, com minhas duas mãos doendo pra caramba (e os dedos cheio de sangue), nascia meu amor por esse instrumento, o contrabaixo e, ao mesmo tempo, nascia também o Berimbau Trio, com Wagner Tiso, no piano, Paulo Braga, na bateria, e eu no baixo.

Uma coisa que pouca gente sabe – e que eu gostava muito! – é que no Berimbau Trio, além de tocar, nós três também cantávamos, com arranjo vocal nas músicas e tudo…

Em uma entrevista de 2008 ao portal O Tempo, Paulo Braga apontou que o Berimbau Trio tocava um repertório “bem variado” em seus shows, “mas sempre muito baseado na bossa nova”.

Confira abaixo a publicação de Milton Nascimento.

Tenho Mais Discos Que Amigos!