Governo vai anunciar novas medidas do Casa Verde e Amarela

O governo Bolsonaro pretende anunciar nesta quarta-feira (15) novas medidas do programa habitacional Casa Verde e Amarela. Entre elas está uma modalidade de financiamento de imóvel na qual estados e municípios devem garantir contrapartida de 20% do valor do residencial – que pode incluir o terreno.

Em troca, o valor de entrada no imóvel próprio para famílias com renda mensal de até R$ 4 mil será reduzido ou zerado. A informação foi divulgada pelo MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional).

Os planos serão detalhados em evento no Palácio do Planalto, às 11h, desta quarta, com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o MDR, o Casa Verde e Amarela vai contar com melhorias nas propostas de financiamento já disponíveis no programa.

“O objetivo é adequar algumas métricas ao cenário atual e, com isso, atrair o mercado da construção civil e imobiliário para novas contratações, além de facilitar a contratação de financiamentos para as famílias”, afirmou a pasta em nota.

As medidas são anunciadas após o Casa Verde e Amarela completar um ano sem decolar por falta de recursos no Orçamento. A entrega de novas casas está abaixo da média dos últimos anos, e até agora zero moradias foram regularizadas ou alvo de reformas.

Nesta segunda-feira (13), o Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aprovou uma reforma no programa para fazer frente à disparada da inflação das obras. O conselho deu aval a um aumento generalizado nos valores máximos das casas e apartamentos comercializados no Casa Verde e Amarela.

R7