Na Bahia, Lula se reúne com movimentos sociais e lideranças políticas

No último dos seis estados do Nordeste em que passou a sua caravana, o ex-presidente Lula desembarcou na Bahia nesta quarta-feira, 25, e já deu início à sua agenda no estado. O petista foi recebido pelo governador Rui Costa (PT) e pelo senador Jaques Wagner (PT), ministro em seu governo.

Logo ao desembarcar no aeroporto, Lula prosseguiu para uma reunião com lideranças de movimentos sociais para debater o combate à fome a reconstrução do país. Mais cedo, em Natal, o ex-presidente prometeu que quer levar a discussão para todos os cantos do país e “conversar com todos os partidos que for possível”.

“Pretendo até o fim do ano visitar todos os estados brasileiros e conversar com todos os partidos que for possível porque não estou conversando sobre eleições, mas sobre o país, sobre como a gente vai recuperar este país”, disse Lula

A partir das 16h, Lula tem encontro marcado com lideranças políticas na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e, à noite, janta com o governador Rui Costa (PT), o vice João Leão (PP) e o senador Otto Alencar (PSD), no Palácio de Ondina.

Na chegada, Lula posou para uma foto com Rui e Wagner. O registro foi compartilhado pelo governador, que desejou “muito axé” para o ex-presidente e disse que os conterrâneos os receberiam de “braços abertos”.

Além da Bahia e do Rio Grande do Norte, a caravana do PT e de Lula passou por Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará.

Jaques Wagner, Otto Alencar, Lula e Rui Costa, em visita do ex-presidente à Bahia
Jaques Wagner, Otto Alencar, Lula e Rui Costa, em visita do ex-presidente à Bahia

“Enquanto Bolsonaro pisa o seu cercadinho para falar besteira, ataca as instituições e a democracia, o presidente Lula viaja o Nordeste para levar esperança, para falar de programas e projetos sociais, do combate à fome, da geração de emprego e da necessidade de as forças democráticas e progressistas estarem unidas”, avaliou a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que acompanha Lula na caravana.

O vice-governador João Leão também compartilhou um registro lado a lado com Lula, por quem manifestou a sua “grande amizade” e “admiração”.

PROVOCAÇÃO – Suspenso por 30 dias pelo Conselho de Ética após acusar sem provas colegas parlamentares de receberem “mesada” da Prefeitura de Salvador, o deputado estadual Capitão Alden (PSL) apareceu nos arredores da Alba em provocação aos militantes petistas. 

Com uma camisa escrita “Lula Deus me Livre”, o policial militar foi rechaçado pelos apoiadores de Lula e enxotado aos gritos de “Fora Bolsonaro”.

O deputado estadual Zó (PCdoB) apareceu para tentar apaziguar a situação, mas ambos terminaram discutindo também. O comunista disse que Alden teria ligado para ele “pedindo arrego”, provavelmente em referência ao lobby feito pelo parlamentar para receber a pena mais branda pelos impropérios ditos em rede social.

PRESENTE – Das mãos do presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD), o ex-presidente Lula recebeu uma camisa do Bahia com o nome atrás “Lula 22”. 

Bem-humorado, Adolfo brincou e disse que o traje era para ir malhar com Janja, a sua namorada.

Esta semana, o físico do petista chamou atenção nas redes sociais, após Janja compartilhar uma foto com o ex-presidente de sunga, em um momento de descontração.

Lula (esq.) ganha camisa do Bahia de presente das mãos do presidente da Alba, Adolfo Menezes (dir.)
Lula (esq.) ganha camisa do Bahia de presente das mãos do presidente da Alba, Adolfo Menezes (dir.)

AGLOMERAÇÃO – Apesar dos avisos, a chegada de Lula causou aglomeração e jornalistas presentes se queixaram da falta da espaço, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, e  da desorganização. 

Com a euforia dos apoiadores, uma baiana de acarajé que estava na Alba e tentava se aproximar do ex-presidente acabou caindo e foi levantada pelos seguranças.

A Tarde