Instituto lança edital da 8ª edição do ‘Educar para Transformar’
O Instituto MRV anunciou nesta segunda-feira, 26, o edital da 8ª edição do ‘Educar para Transformar’, uma chamada pública com voto popular para selecionar e colocar em prática projetos sociais transformadores na área da educação. As inscrições abrem no dia 2 de agosto e seguem até 10 de setembro. Cada proposta será avaliada de acordo com critérios exigidos no edital.
Posteriormente, as propostas mais bem avaliadas serão publicadas para uma votação popular, permitindo que os idealizadores mobilizem suas redes e comunidades a participarem da escolha do que melhor as representa. Por fim, as propostas mais bem votadas participam do ‘Educar para Transformar’. Serão cinco projetos selecionados, que serão monitorados por dois anos pelo instituto.
“As capacitações e treinamentos contemplam comunicação, gestão, pessoas, comercial e social. Os vencedores ainda serão acompanhados de perto pelas lideranças da MRV, para que eles compartilhem experiências e apoiem os projetos”, explica Eduardo Fischer, presidente do Instituto. Também serão disponibilizados os conteúdos do Instituto iungo, para auxílio no desenvolvimento dos professores, além de consultorias individuais e em grupo. Cada projeto receberá ainda R$ 200 mil para suporte no desenvolvimento.
O ‘Educar para Transformar’ trabalhará em conjunto com três públicos, as Organizações da Sociedade Civil (OSC), os professores e estudantes, com o objetivo de apoiar projetos que minimizem os impactos do enfraquecimento na educação do país causado pela pandemia da covid-19. Logo, a chamada pública busca desenvolver iniciativas e soluções que fortaleçam a educação e que tenham sinergia com o Instituto.
Os projetos devem desenvolver suas atividades com os professores e os estudantes das redes públicas de ensino fundamental II e médio, que juntos identificarão problemas na escola ou comunidade, buscando soluções que estimulem aprendizados e mudanças culturais.
As OSCs também são incentivadas a desenvolverem estratégias de criação ou aperfeiçoamento de um produto ou serviço, que contribua com a captação de recursos para a própria organização, promovendo sustentabilidade financeira e maior autonomia para a continuidade de suas atividades.
A Tarde