Mercado prevê crescimento do PIB acima de 4% para 2021

As projeções do mercado para o crescimento da economia brasileira em 2021 teve sua quarta alta consecutiva, agora de 3,21% para 3,45%, no Boletim Focus, do Banco Central (BC).

As estimativas foram coletadas até o fim da semana passada e consolidam a expectativa do mercado de recuperação da economia brasileira no ano fiscal. O banco Credit Suisse, por exemplo, admite crescimento de 4% em 2021, acima da projeção anterior, que era de 3,6%. Na XP Investimentos, a revisão foi de 3,2% para 4,2%.

Os especialistas concluem que as atividades econômicas nos principais centros do Brasil voltaram a operar em ritmo mais intenso do que se esperava, à medida que as medidas restritivas da pandemia estão sendo flexibilizadas.

“Quase tudo no primeiro trimestre foi mais forte do que o esperado”, disse ao CNN Brasil Business Alberto Ramos, diretor do grupo de pesquisas econômicas para América Latina do Goldman Sachs, que está com uma das projeções de crescimento mais altas do mercado, de 4,5%. Há um mês, este número estava em 3%.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 1,6%. Levando em conta o mês de março, houve queda de 2,1% em relação a fevereiro e crescimento de 5,2% na comparação com março de 2020, segundo a FGV.

A Tarde