Consumidor quer gastar até R$ 99 no Dia das Mães, diz Sebrae

Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revela que mulheres de 40 a 59 anos, com filhos e dispostas a gastar até R$ 99 compõem o perfil principal do consumidor que pretende comprar presentes de pequenas empresas para o Dia das Mães. Os itens preferidos são peças de vestuário, cosméticos e flores. Segundo o Sebrae, os dados podem ajudar o empreendedor a direcionar suas ações para melhorar o faturamento na melhor data para o comércio depois do Natal.

De acordo com o levantamento, as mulheres são 55,6% dos que disseram escolher um pequeno negócio para comprar para o Dia das Mães. A maior parte (41,5%) dos que pretendem comprar em pequenos negócios tem entre 40 e 59 anos, 64,7% têm filhos e 36,7% vão desembolsar no máximo R$ 99. Além disso, o cliente de pequenas empresas tem especial interesse em promoções e descontos: 27,6% ante 21,6% do cliente de grandes negócios.

Roupas, calçados, cosméticos e perfumes são as opções de compra de 37% dos consumidores de pequenos negócios. Já as flores vão ser a escolha de 25% dos que presentearão na data.
De acordo com o levantamento, quem compra de pequenos negócios mostrou interesse um pouco maior na compra presencial (44%) do que o consumidor de grandes estabelecimentos (39%). Nos dois grupos, parte expressiva das compras tende a ser feita pela internet.

“Saber quem é seu potencial cliente e o que pretende adquirir pode ajudar muito o dono ou dona de uma pequena loja a planejar suas ações para o Dia das Mães”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. “Esse tipo de informação é útil para rever estoque, estratégia de vendas e de marketing”, completa.

A maioria dos compradores de pequenos negócios vivem no interior do estado (56,9%) e é das classes C, D e E.

Delivery

Outro dado trazido pela pesquisa diz respeito à forma de comemoração. Entre os entrevistados, 45% dos consumidores de pequenas empresas afirmaram que passarão o Dia das Mães em casa com familiares; já entre os que compram de empresas grandes, essa parcela cai para 39,9%. Outro aspecto é que 29% de ambos os perfis não pretendem sair de casa nesse dia, usando o serviço de delivery.

Dicas para empreendedores

Este será o segundo Dia das Mães comemorado na pandemia. No ano passado, as empresas estavam se adaptando às novas circunstâncias e chegam à data deste ano com algum aprendizado, como a necessidade de digitalização do negócio e de um delivery bem estruturado. A consultora do Sebrae-SP Ariadne Mecate orienta o varejista a melhorar a experiência de compra do cliente e, assim, atrair mais público. Confira:

• Montar embalagens diferentes, perfumar o cartão e colocar uma mensagem escrita de próprio punho pelo filho para a mãe;

• Ter preços e produtos diferenciados, permitindo que pessoas de menor renda – uma boa parcela da população – consigam garantir a lembrancinha da data;

• Fazer uma boa divulgação nas redes sociais, com interação no Instagram e grupos de WhatsApp e Facebook. Fotos e vídeos bem feitos chamam a atenção;

• Divulgar depoimentos de clientes nesses canais contribui para a imagem da empresa e para validar a qualidade do que é vendido ou do serviço prestado.

R7