Novo plano de redução de jornada e salário deve atingir 4 milhões de trabalhadores
Aproximadamente 4 milhões de trabalhadores devem ser afetados com o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que prevê a redução de jornada e salário e/ou suspensão de contratos durante a pandemia da Covid-19. A expectativa é a de que o programa seja renovado nas próximas semanas com custo de quase R$ 10 bilhões aos cofres públicos.
De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a reedição do programa deve ser lançada nos próximos dias, após a definição do prazo de vigência e demais detalhes que ainda estão sendo avaliadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
Ainda de acordo com o secretário, o governo está ponderando a utilização de crédito extraordinário para o programa. O recurso permitiria que as despesas com o programa não ficassem submetidas às regras fiscais, como o Teto de Gastos. Segundo o ministro da Economia, 11 milhões de empregos foram preservados por causa do programa, em 2020.
A Tarde