Sebrae lança curso para micro e pequenas empresas que desejam ampliar sua presença no meio digital
O Sebrae Bahia lançou o programa Renova Varejo, voltado para micro e pequenos empresários que desejam ampliar as suas estratégias e se firmar também no ambiente digital. A proposta é ofertar um curso de seis meses focando nas tendências de transformação do Varejo para o ano de 2021.
De acordo com a Gestora de Projetos do Sebrae em Feira de Santana, Ellen Monteiro, o Renova Varejo foi desenvolvido em 2020, com base no que a entidade percebeu que pode ser mais relevante para o empresário, em meio a tantas transformações.
“Em especial, aqui na Bahia e em Feira de Santana, a gente começou a identificar algumas dificuldades de adaptação do empresário. A grande ideia do Renova é fazer a digitalização do negócio, trazê-los para as ferramentas online e o que a gente chama de omnichannel, que é a integração de todos os canais. A gente quer proporcionar pra o empresário de pequeno porte que ele consiga se comportar tanto no ambiente físico, que ele já está habituado, quanto no ambiente virtual, que pra ele é uma novidade”, afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Segundo Ellen Monteiro, todo o acompanhamento prevê a integração entre as plataformas para que as micro e pequenas empresas sintam menos impactos estando presentes ou não fisicamente.
“Todos os empresários de micro e pequenas empresas do Sebrae do varejo, desde moda, material de construção, farmácias podem participar. Todos que são varejistas, que têm um ponto físico, e querem se adaptar, conhecer melhor o ambiente virtual, podem participar do Renova. As inscrições já estão acontecendo pelo site do Sebrae, a gente tem um link direto https://emkt.ba.sebrae.com.br/renovavarejo-sebraebahia ou podem entrar em contato comigo através do whatsapp 75.98164-1969”, informou.
O Renova Varejo terá início no dia 31 de março com uma oficina ministrada por Alfredo Soares, referência em marketing digital no novo varejo e idealizador o projeto do Sebrae.
“O ideal é que até lá os empresários já tenham feito sua adesão para poderem participar desse primeiro momento e em seguida ter os seis meses de acompanhamento dos nossos consultores. A gente vai trabalhar na primeira oficina e no restante dos seis meses nessa integração tomando como base os cinco pilares do novo varejo, que são: a gestão baseada nesse novo formato de atendimento, o estoque, as vendas, o marketing e, por fim, a digitalização”, explicou.
A gestora de projetos do Sebrae ressaltou ainda que conhecer o marketing é muito importante porque ele é que gera a razão de ser da empresa, e sem o marketing não há vendas.
“Vivemos em um mundo em que não dá mais apenas ter a loja aberta e achar que vai ter sucesso nos negócios. Os clientes estão cada vez mais ativos no mundo online. É muito comum que eles já cheguem na empresa sabendo preços, já fez pesquisas, e se o empresário não se posiciona ele não concorre só com o vizinho, e sim com o mundo todo. A gente insiste que todo empresário tenha a sua presença digital”, destacou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade