Total de mortos na pandemia passa de 2 milhões no mundo
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta sexta-feira, 15 que as campanhas de vacinação contra a covid-19 sejam ativadas em todo o planeta nos próximos 100 dias.
“Quero ver vacinações em andamento em todos os países nos próximos 100 dias, para que os profissionais da saúde e os [cidadãos] de alto risco sejam protegidos em primeiro lugar”, disse em coletiva de imprensa.
Estima-se que um total de 28 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas até agora no mundo, a grande maioria em países ricos.
Dos 46 países que iniciaram suas campanhas de vacinação, 38 são nações de alta renda, disse o diretor do Programa de Emergências da organização, Michael Ryan. “Apenas um país é de baixa renda”, afirmou.
“Até o momento, cerca de 28 milhões de doses foram administradas. Cinco tipos diferentes de vacinas ou plataformas foram usados”, explicou ele em uma conversa on-line com jornalistas.
“Há populações que querem e precisam de vacinas, mas não vão recebê-las a não ser que façamos uma distribuição melhor”, alertou.
O novo coronavírus matou mais de 1,96 milhão de pessoas desde o início da pandemia, na China em dezembro de 2019, e mais de 91,5 milhões de casos foram registrados, segundo balanço da AFP. Os números, porém, podem ser inferiores à realidade devido às diferentes metodologias e problemas de registros em diferentes países.
A Tarde