A misteriosa morte de bilionário chinês dono de gigante dos games

Lin Qi Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O bilionário chinês Lin Qi, de 39 anos, morreu por evenenamento no dia de Natal, segundo a polícia de Xangai, na China.

Ele era presidente da empresa desenvolvedora de jogos Yoozoo, mais conhecida pelo jogo de estratégia Game of Thrones: Winter Is Coming.

O comunicado da polícia de Xangai apontou um dos colegas de Lin, identificado apenas pelo nome Xu, como o principal suspeito pelo crime.

Acredita-se que Lin tivesse um patrimônio líquido de cerca de 6,8 bilhões de yuans (mais de R$ 5,4 bilhões ), de acordo com a Hurun China Rich List.

Muitos funcionários e ex-funcionários se reuniram em frente ao escritório da Yoozoo na sexta-feira (25/12) para lamentar a morte de Lin Qi.

Quem foi Lin Qi?

O empresário era uma estrela do lucrativo mercado de games da China e também havia feito uma incursão na produção de filmes.

Ele fundou a Yoozoo em 2009 e liderou com sucesso a empresa por um período em que a indústria de jogos viu mudanças substanciais por causa dos dispositivos móveis.

A empresa emitiu um comunicado emocionado em seu microblog oficial na rede Weibo (serviço chinês de de microblogging).

“Adeus, jovem”, dizia, acrescentando: “Estaremos juntos, continuaremos a ser gentis, continuaremos a acreditar na bondade e continuaremos a lutar contra tudo o que é mau.”

A postagem atraiu milhares de comentários e foi vista mais de 290 milhões de vezes.

Muitos dos tributos incluíam caligrafia, pois Lin era um ávido calígrafo, além de ser um entusiasta da poesia.

A Yoozoo é conhecida principalmente por seu jogo 'Game of Thrones'
A Yoozoo é conhecida principalmente por seu jogo ‘Game of Thrones’ Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Lin Qi foi envenenado?

Há poucos detalhes sobre o caso. A polícia acredita que Lin tenha sido envenenado.

Segundo um comunicado da Yoozoo, Lin havia se internado no hospital depois de passar mal, mas estava em uma condição estável. A situação piorou muito na sexta-feira (25/12), quando a empresa anunciou a morte de seu fundador.

De acordo com relatos da mídia local, a pessoa sob custódia pode ser Xu Yao, que chefia o braço de produção de filmes da Yoozoo.

Também houve especulação na mídia local de que Lin havia sido envenenado por meio de chá puer envelhecido, uma bebida chinesa fermentada.

O que é a Yoozoo?

Além de seu jogo Game of Thrones, a Yoozoo também é coeditora do jogo de sucesso Brawl Stars, da Supercell, juntamente com a chinesa Tencent Holdings.

A empresa também é conhecida por deter os direitos de adaptação para o cinema do romance de ficção científica O Problema dos Três Corpos, de Liu Cixin.

No entanto, a expansão para o ramo do cinema não foi tão bem-sucedida quanto a empresa esperava e o projeto de adaptar o livro em seis filmes da Yoozoo Pictures nunca decolou.

Em setembro, ela concedeu à plataforma de streaming norte-americana Netflix o direito de adaptar o romance de ficção científica para a televisão.

O livro é a primeira parte da trilogia A Lembrança do Passado da Terra, aclamada pela crítica e que conta com o ex-presidente dos EUA Barack Obama e o chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, entre seus fãs.

Terra