joaoroma.com.br-28499635047-a4b9209e8a-o-678x381

Em entrevista a rádio Ipirá FM, João Roma reforça busca por um campus de instituto federal em Ipirá

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) afirmou nesta segunda-feira (28), durante entrevista à rádio Ipirá FM, que continuará se empenhando para viabilizar a implantação de um campus de um instituto federal no município, beneficiando assim mais de 200 mil moradores da região da Bacia do Jacuípe. Ele ressaltou que pretende voltar a Brasília com o prefeito da cidade, Marcelo Brandão, e outras lideranças para reforçar o pedido.

“Conversei muito com o prefeito Marcelo Brandão após a reunião que tive com o MEC na semana passada. Combinamos de fazer um estudo mais aprofundado sobre a viabilidade de um campus do Instituto Federal em Ipirá e retornar a Brasília com mais lideranças regionais para apresentar dados importantes. Vamos buscar também o apoio da Federação de Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para colher alguns dados e comprovar a demanda de um empreendimento educacional desse porte na região do Jacuípe”, disse o deputado federal.

Na semana passada, Roma reuniu-se com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e entregou a ele todos os documentos necessários para o início dos estudos de viabilidade da implantação do campus na cidade. Segundo o deputado, na reunião também estavam representantes da Secretaria de Educação Superior do MEC, que recolheram os papeis e vão estudar a reorganização dos campi do instituto na Bahia para tentar a instalação de uma unidade na região.

“Um Instituto Federal em Ipirá atenderia a todos os municípios da região do Jacuípe. São mais de 200 mil habitantes com a possibilidade de ter ensino superior”, afirmou João Roma na entrevista à rádio. “Eu peço que a população fique atenta a essa luta. Ela não pode ser só de João Roma. Tem que ser uma luta capaz de mobilizar todas as entidades de Ipirá. Tanto do setor econômico como do setor social. Precisamos juntar forças para aquecer essa bandeira, fortalecer essa tese e assim a gente consiga, o quanto antes, ter em Ipirá um campus de instituto federal”, completou.

João Roma está certo da necessidade do projeto: “Fiz um estudo prévio em relação à viabilidade e é totalmente factível. Tive uma excelente reunião com o ministro Milton Ribeiro, que foi reitor da Universidade Mackenzie. Falei para ele que não sou adepto de criar demandas sem uma verdadeira eficácia. Então, se estou solicitando, é porque é realmente muito válido”.

Ipirá tem 60 mil habitantes e fica numa importante região do Centro Norte baiano, entre Feira de Santana e os municípios da Chapada Diamantina. Por ela passa a BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, rota de escoamento de produtos agrícolas. Ipirá é ligada por rodovias a cidades como Riachão do Jacuípe, Mundo Novo, Pintadas, Pé de Serra e Mairi, sendo o centro comercial mais importante da região.

“Esse é um anseio da população que me foi passado pela primeira vez por Dr. Luiz Carlos Martins (ex-prefeito da cidade), há muitos anos. Ele me pediu para que, quando fosse eleito deputado federal, lutasse em Brasília pelo ensino superior de Ipirá. Porque os jovens da cidade precisam viajar muito para estudar. Com a criação de um Instituto Federal, abriria uma janela para toda a população circunvizinha ir a Ipirá. Uma cidade que vem se firmando no comércio, cidade polo para toda a região. Sabemos que hoje em dia o trabalhador não pode parar de se qualificar”, comentou o deputado federal.

Essa é mais uma solicitação de Roma para Ipirá, que já recebeu do deputado mais de R$ 7 milhões em emendas. O deputado federal já destinou quase R$ 4 milhões para a criação de uma escola de educação básica na cidade, nos padrões do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), e que vai atender a população mais carente. O deputado ainda comentou sobre o programa Conectô, que viabilizou a instalação de 120 antenas diretamente ligadas a satélites para oferecer conexão à internet em áreas remotas e carentes de quase 50 municípios baianos, entre eles Ipirá.

Assessoria do Deputado Federal João Roma

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

*

*