181954-3

Decoração certa pode aumentar a produtividade de funcionários, diz estudo

A decoração de um ambiente deixou de ser uma discussão meramente estética há tempos. A discussão acerca da relação entre cores e emoções, movimentos de decoração minimalista que questionam o consumo e até saúde mental dos funcionários são tópicos que exemplificam como a beleza dos espaços está relacionada à emoção e até à produtividade.

A CanvasPop, uma das maiores empresas de impressão fotográfica da América do Norte, publicou uma pesquisa avaliando como funcionários de empresas se sentiam em relação à arte no ambiente de trabalho. De acordo com o estudo, feito na plataforma LinkedIn, 99% dos profissionais norte-americanos apreciam arte em seu espaço de trabalho, mas somente 58% dos participantes afirmaram trabalhar em um ambiente com arte.

A enquete realizada mostrou que 77% dos funcionários se sentem mais felizes em um ambiente com obras de arte; 74% se sentem mais inspirados; 73% mais criativos; 37% mais relaxados; e 27% dos entrevistados se sentem mais produtivos.

Também é interessante notar que, de acordo com os dados divulgados, 44% dos funcionários apreciam arte envolvendo a história da companhia em que trabalham, e 41% gostam da arte produzida por seus próprios clientes.

Outra pesquisa, realizada pelo Identity Realisation (IDR), um grupo que estuda a psicologia do ambiente de trabalho, vai além. De acordo com o estudo, pessoas que trabalham em um ambiente “empoderado”, onde os funcionários ajudam a escolher a decoração, incluindo peças de arte, são 30% mais produtivas, além de apresentar menos queixas relacionadas à saúde.
Uma forma inteligente de incluir arte no ambiente do escritório é conectá-la com os ideais e valores da empresa, criando um ambiente familiar e acolhedor para o funcionário, e relacionar esses sentimentos com o serviço que a companhia oferece.

Fora do escritório

A melhora de produtividade causada pela decoração não é exclusiva para grandes empresas. Pessoas que trabalham em casa, no modelo home office, também podem se beneficiar de modificações no ambiente. Plantas e quadros com temática divertida e que combinem com o estilo do morador tornam o espaço de trabalho mais agradável.

Na hora de colocar a nova decoração em prática, é importante utilizar as ferramentas certas para fixação de quadros e prateleiras nas paredes, como parafusos, furadeira ou até mesmo fitas dupla-face mais resistentes, capazes de suportar peso.

Um ambiente de trabalho agradável torna a conexão com a atividade executada muito mais fácil, além de estabelecer uma ligação entre funcionário e empresa, indo além do aumento de produtividade.

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

*

*