IMAGEM_NOTICIA_9

Pessoas que escovam os dentes no mínimo 3 vezes ao dia protegem o coração, revela estudo

Para além da saúde bucal, escovar os dentes contribui para o coração. Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology apontou que a falta de higiene bucal pode levar bactérias ao sangue, e aumentar as chances de uma infecção generalizada no organismo, condição que potencializa os riscos de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca.

 

Para chegar a essas conclusões os pesquisadores responsáveis pelo estudo analisaram mais de 160 mil participantes do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Coreia. Os voluntários tinham idades entre 40 e 79 anos, sem histórico de fibrilação atrial ou insuficiência cardíaca.

 

Os cientistas submeteram os participantes foram submetidos a um exame médico de rotina entre 2003 e 2004. E ainda reuniram informações como a altura, peso, exames laboratoriais, doenças, estilo de vida hábitos de higiene bucal.

 

Resultados da pesquisa trazidos em reportagem da revista Galileu indicam que durante 10 anos e meio quase 5 mil (3%) casos de fibrilação atrial e quase 8 mil (4,9%) episódios de insuficiência cardíaca foram registrados.

 

Os pesquisadores identificaram que escovar os dentes três ou mais vezes ao dia foi associado a um risco 10% menor de frequência cardíaca irregular e a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.

 

No estudo, os pesquisadores afirmam que o resultado não foi influenciado por fatores como idade, sexo, condição socioeconômica, exercício físico regular, consumo de álcool ou índice de massa corporal.

BN

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

*

*