IMAGEM_NOTICIA_0 (1)

Aumento de 2,7% no preço da gasolina tem início nesta terça-feira

O preço da gasolina vai sofrer alta de 2,7%, nesta terça-feira (19), após 53 dias sem reajustes. O anúncio foi feito pela Petrobras nesta segunda e equivale a um aumento de R$ 0,05 no litro do combustível.

De acordo com a estatal, a elevação no preço do litro do combustível acontece em razão da evolução da alta do petróleo e escalada do dólar, que atingiu o maior valor nominal da história. A empresa ainda não publicou os novos valores no site.

No entanto, para as importadoras de combustíveis a alta da gasolina ainda não elimina a defasagem com relação às cotações internacionais acumulada no período sem ajustes. A última alteração de preço, com aumento de 25%, aconteceu no final de setembro.

Desde 2016, a política de preços da Petrobras considera um conceito chamado de paridade de importação, que significa a soma das cotações internacionais convertidas ao real com os custos de importação e margens de lucro.

A última vez que o preço da gasolina ficou tanto tempo sem ajustes foi entre os meses de fevereiro e abril de 2017, com 55 dias sem alterações. Na época, o litro era vendido pela estatal a R$ 1,5901, em valores corrigidos pelo IPCA.

Segundo a estatal, a política de paridade internacional permanece vigente, mas que o preço de paridade “não é um valor absoluto, único e percebido da mesma maneira por todos os agentes”.

“Os reais valores de importação variam de agente para agente, dependendo de características como, por exemplo, as relações comerciais no mercado internacional e doméstico, o acesso à infraestrutura logística e a escala de atuação”, disse.

A empresa afirmou ainda que não houve interrupção nas importações por terceiros, o que “evidencia a viabilidade econômica das importações realizadas por agentes eficientes de mercado”.

Bocão News

 

 

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

*

*