189272-3

5 profissões que ganharam destaque em meio à pandemia

As mudanças na rotina da população causadas pela pandemia fez com que os olhos de muitos se voltassem para profissões que antes não recebiam tanta atenção, mas que reafirmam sua importância e se revelaram essenciais para o bem de todos.

Além disso, toda a dinâmica social teve de ser modificada, fazendo surgir novas tendências e revelando ofícios que estão se mantendo estáveis, mesmo em meio às restrições do isolamento social.

A crise, apesar de claramente indesejada e prejudicial, é uma oportunidade para quem está decidindo qual carreira seguir analisar as profissões que se mostraram mais sólidas e quais são as reais competências necessárias para exercê-las, já que, para encontrar um ofício que se encaixe no perfil individual, é necessário, além de processos de autoconhecimento, como o teste vocacional, uma boa observação das mais diversas opções de trabalho.

Confira cinco profissões estão recebendo destaque durante a pandemia.

1. Cientistas

Nesse grupo estão os químicos, biólogos e biomédicos, que estudam os comportamentos dos seres e das substâncias. Eles estão sendo de extrema necessidade para esclarecer o comportamento desse novo vírus e desenvolver formas de tratamento para a Covid-19 e, até mesmo, a tão desejada vacina contra a doença.

Os cursos de química e de biologia têm duração média de quatro anos cada e são oferecidos nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Em química, o estudante terá um intenso contato com matérias que abordam matéria e energia, modelos atômicos, estrutura dos materiais, química orgânica, dentre outros.

No curso de biologia, são abordados temas como Botânica, Zoologia, Anatomia Humana, Microbiologia, Genética e Biodiversidade, entre outras. No bacharelado, o aluno conta ainda com aulas práticas e saídas a campo. Na licenciatura, o currículo inclui disciplinas como Didática e Pedagogia.

Na faculdade de Biomedicina, que tem duração de cinco anos, são abordados diversos aspectos do corpo humano e das maneiras com que são acometidos por doenças, com aulas de fisiologia humana, parasitologia básica, citologia, histologia e embriologia, onde são estudadas as células, os tecidos e o processo de formação do corpo desde o embrião, dentre diversos outros temas que envolvem a saúde humana.

2. Enfermeiros

Esses profissionais são o rosto da linha de frente do combate contra o coronavírus. Tão importante quanto os médicos, eles têm contato direto e constante com os pacientes – desde o diagnóstico até a cura. Verdadeiros heróis na pandemia.

Com duração de quatro a cinco anos, o curso de enfermagem aborda principalmente as Ciências Biológicas, mas também abrange disciplinas como Administração, Psicologia e Sociologia, dado que o profissional precisa ter noção do ambiente geral do hospital ou da clínica que escolher trabalhar, além de aprender a lidar a cuidar do paciente, o que necessita de carisma e simpatia.

3. Psicólogos

É para eles que toda a população que está sentindo os efeitos da pandemia e do isolamento social está recorrendo, a fim de receber o tratamento, a orientação e o apoio de que precisa para manter a saúde mental em dia – agora, com atendimentos adaptados para o online.

O curso de Psicologia é um bacharelado com duração de cinco anos. Há disciplinas relacionadas ao campo das Ciências Biológicas, como Neurologia e Anatomia, e matérias da área das Ciências Humanas, como Antropologia, Teoria Psicanalítica e Psicologia Comportamental.

4. Jornalistas

Se está nas mãos dos cientistas as descobertas, é responsabilidade dos jornalistas informar a população sobre elas. Esse profissional é responsável checar as informações e traduzir a linguagem dos textos técnicos, para que toda a população possa ter acesso à informação sobre a pandemia que o mundo está vivendo. Muitos estão nas ruas registrando o momento histórico vivido agora.

Na faculdade de jornalismo, que dura quatro anos, estuda-se matérias que vão desde as mais abrangentes, como Cultura Brasileira e Comunicação Comparada, até as mais focadas, como Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Técnicas de Redação.

5. Líderes de logística

Esses profissionais são os responsáveis por liderar a organização das equipes em operações de recebimento, armazenagem, expedição e distribuição, controlando inventários e acompanhando índices de performance, a fim de atender os prazos e as condições estabelecidas para entrega. Em tempos comuns, eles já são extremamente necessários; agora, vêm sendo ainda mais requisitados, para prestar serviço a comércios que estão migrando para o virtual.

O bacharelado em Logística tem duração média de quatro anos, equivalente ao curso de graduação convencional. As disciplinas envolvem as áreas de ciências exatas, como a estatística, e de ciências sociais aplicadas, como a administração.

Acorda Cidade

Sem Comentários

Deixe uma Resposta

*

*